Como lidar com o medo
da falha?

Gente, vamos lá! Vamos criar um movimento de coragem para arriscarmos mais e falar “parece errado, mas eu vou tentar mesmo assim e ver no que vai dar”. Coragem também pra levantar a mão naquela reunião de brainstorm e dizer “eu tenho uma ideia!”. Porque como dizem, o não a gente já tem. Às vezes vão achar nossa ideia besta, ou que não tem nada a ver com nada – quase sempre aliás. Mas as vezes é o que vai salvar ou impulsionar um projeto, e não tem nada melhor do que o orgulho de saber que ter se arriscado valeu a pena.

“E se não valer? E se eu me arrisquei e não deu certo?”. Paciência, caro gafanhoto. Levanta a cabeça, respira fundo, pratique o perdão a si mesmo, e parte pra próxima.  

Foto: Pôster do filme / Netflix


Um dos grandes bloqueios na hora de exercer a criatividade, de acordo com a pesquisa feita pelo neurocientista David Eagleman, para o filme da Netflix “Como o Cérebro Cria”, é a nossa briga interna com a falha. Temos muito medo de falhar, e vemos o ato de falhar como uma coisa muito pesada e negativa. CHEGA! Todo mundo já disse que quando dá errado é bullshit! Dane-se o que dá errado. Começa a aplicar as teorias que a sua vida VAI MUDAR! Ok? Vamos focar no fazer, viver, experimentar e ver no que dá!

>> MOMENTO MEDITAÇÃO IH!CRIEI FALANDO COM VOCÊ! <<

Tire o peso do ato de falhar, seus ombros ficarão muito mais leves, você vai ver que na hora de deixar as ideias fluírem, vai se julgar menos, ter menos medos, e é ai que as ideias mais fantásticas vão aparecer ou que, no mínimo, sua vida vai ficar mais cheia de histórias e mais interessante.

Além do documentário “Como o Cérebro Cria”, citado e super recomendado, assista ao filme dinamarquês “Homem de Sorte”, também na Netflix;  vale a pena as quase 3 horas de filme para você entender o que é um sonho, um sonhador e um quase realizador. O que é criar. O que é fazer. O que é não dar tão certo, mas dar…

Poster do filme “Um Homem de Sorte”, de Bille August (2018)

Portanto, se depender da gente aqui do @ihcriei, desistir é a última coisa que você vai fazer. Arregaça as mangas, pega o caderninho e caneta e o kit de coisas a serem feitas e mãos a obra! E continue aprendendo com seu cérebro!

Arte da capa: H om

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *