Quero estudar audiovisual,
por onde eu começo?

As vezes é difícil saber por onde começar quando queremos estudar e/ou seguir uma carreira, e pra isso o Ih!Criei está aqui!

Você pode começar desde iniciar os estudos em uma faculdade ou cursos técnicos em audiovisual, até ser autodidata – como a muitas das profissões criativas, é sim um começo – além da infinidade de cursos online (alguns muito bons, por sinal!) para evoluir em seu conhecimento na área.

Depois de um conhecimento bacana, portfólio e criações autorais, você terá mais confiança para se apresentar e então trabalhar para produtoras, estúdios, empresas de marketing, entre outras opções ou seguir de forma autônoma, sendo um microempreendedor individual (MEI) – e quem sabe um dia ter a própria empresa!

Muita gente que trabalha nessa área vem de outras profissões, você sabia? E esse mix acaba sendo uma vantagem competitiva pra quem souber aproveitar bem as habilidades de um segmento no outro – e esse raciocínio vale pra outras áreas também. De faculdades existem várias, as mais carinhas e muito boas em São Paulo, temos a Belas Artes, a FAAP, a EBAC, públicas como a USP, e algumas mais acessíveis como a Academia Internacional de Cinema (AIC) e Latin American Film Institute (LAFILM), a FAP no Paraná, entre outras. Para uma formação mais específica em TV tem a Anhembi Morumbi e a Cásper LíberoDe experiência temos uma pessoa da equipe do Ih!Criei formada em Audiovisual pelo Senac de São Paulo e outra que fez curso livre na AIC. Lembrando que as faculdades e escolas aqui citadas não são indicações, mas apenas citações de nosso radar de conhecimento.

O que varia muito entre uma faculdade e outra é estrutura, equipamentos, nível dos professores, nível dos alunos, preço, relações com o mercado e, claro, como é o conteúdo. Todos vão ter prós e contras, por isso, vale a pena pesquisar. Converse com pessoas que já estudaram, mas não pergunte só: “O que achou?” Tente entender o perfil dessa pessoa, o que ela buscava, etc etc, porque o contexto muda completamente o resultado ou opinião. Converse com a escola. Peça aula experimental. Converse com ex-alunos. Pesquise, porque da nossa parte, a formação audiovisual deixa muito a desejar em vários aspectos, mas isso é tema pra outro artigo. Ah, e se você é é mulher e quer um grupo pra chamar de seu, faça parte do MUFA (Mulheres Filmmakers e do Audiovisual), clique aqui para entrar no grupo.

Arte da capa: Scott Balmer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *