[comportamento]
Como lidar com o medo
da falha?

Conteúdos multimídia iH!Criei neste artigo

vídeo
foto
infográfico
áudio
pesquisa
Não temos revisores, portanto, se você encontrar algum erro, por favor nos ajude entrando em contato, e, se você quiser entender o por quê, leia nosso manifesto.

Gente, vamos lá! Vamos criar um movimento de coragem para arriscarmos mais e falar “parece errado, mas eu vou tentar mesmo assim e ver no que vai dar”. Coragem também pra levantar a mão naquela reunião de brainstorm e dizer “eu tenho uma ideia!”. Porque como dizem, o não a gente já tem. Às vezes vão achar nossa ideia besta, ou que não tem nada a ver com nada – quase sempre aliás. Mas as vezes é o que vai salvar ou impulsionar um projeto, e não tem nada melhor do que o orgulho de saber que ter se arriscado valeu a pena.

“E se não valer? E se eu me arrisquei e não deu certo?”. Paciência, caro gafanhoto. Levanta a cabeça, respira fundo, pratique o perdão a si mesmo, e parte pra próxima.  

Foto: Pôster do filme / Netflix


Um dos grandes bloqueios na hora de exercer a criatividade, de acordo com a pesquisa feita pelo neurocientista David Eagleman, para o filme da Netflix “Como o Cérebro Cria”, é a nossa briga interna com a falha. Temos muito medo de falhar, e vemos o ato de falhar como uma coisa muito pesada e negativa. CHEGA! Todo mundo já disse que quando dá errado é bullshit! Dane-se o que dá errado. Começa a aplicar as teorias que a sua vida VAI MUDAR! Ok? Vamos focar no fazer, viver, experimentar e ver no que dá!

>> MOMENTO MEDITAÇÃO IH!CRIEI FALANDO COM VOCÊ! <<

Tire o peso do ato de falhar, seus ombros ficarão muito mais leves, você vai ver que na hora de deixar as ideias fluírem, vai se julgar menos, ter menos medos, e é ai que as ideias mais fantásticas vão aparecer ou que, no mínimo, sua vida vai ficar mais cheia de histórias e mais interessante.

Além do documentário “Como o Cérebro Cria”, citado e super recomendado, assista ao filme dinamarquês “Homem de Sorte”, também na Netflix;  vale a pena as quase 3 horas de filme para você entender o que é um sonho, um sonhador e um quase realizador. O que é criar. O que é fazer. O que é não dar tão certo, mas dar…

Poster do filme “Um Homem de Sorte”, de Bille August (2018)

Portanto, se depender da gente aqui do @ihcriei, desistir é a última coisa que você vai fazer. Arregaça as mangas, pega o caderninho e caneta e o kit de coisas a serem feitas e mãos a obra! E continue aprendendo com seu cérebro!

Arte da capa: H om

Como você se sentiu depois de aprender com este conteúdo?
  • Quero+ (0%)
  • Chocado (0%)
  • Inspirado (0%)
  • Curioso (0%)
  • Surpreso (0%)
  • Feliz (0%)
  • desanimado (0%)
Patricia Bernal

Sobre Patricia Bernal

Sou fundadora e curadora do portal IH!CRIEI, apaixonada pela transformação que a criatividade humana pode impactar! Atualmente estudo o mercado criativo, transformação digital e tudo que envolve inovação em gestão e negócios criativos. Sou Jornalista, Fotógrafa, Filmmaker, Educadora e Palestrante, além de pesquisadora autônoma. Dentro de nossa classificação pra Economia Criativa, sou da área de Comunicação Instantânea, com especialização em conteúdo Multimídias e em StoryMídias, com especialização em Audiovisual. "Espero contribuir com um conteúdo que inspire e ajude as pessoas a fazer um melhor proveito da criatividade, gestão e autonomia de carreira e negócios nas áreas criativas e no mundo digital". Se quiser conhecer um pouco de meu olhar criativo, acesse www.patriciabernal.me

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *