Publicidade e Marketing
e a Economia Criativa

Conteúdos multimídia iH!Criei neste artigo

vídeo
foto
infográfico
áudio
pesquisa
Não temos revisores, portanto, se você encontrar algum erro, por favor nos ajude entrando em contato, e, se você quiser entender o por quê, leia nosso manifesto.

A propaganda tem uma relação de amor e ódio com a criatividade porque ao mesmo tempo que se tem liberdade de criação, tudo pode dar errado. A pressão é enorme nas campanhas – e os valores pagos também. Aliás, os profissionais dessas áreas são muito bem pagos como veremos a seguir. Afinal, quanto mais dinheiro envolvido, maior a responsabilidade. Falou em “você pode criar algo para Publicidade” pode ter certeza que tem grana boa envolvida!

Mas, o que vem mudando neste mercado? Habilidades? Ferramentas? Tecnologia? Fragmentação de investimentos? O que podemos esperar? Bom, tem muito assunto para falar, e, neste primeiro artigo sobre a área, a ideia é começar essa discussão. Fora a Publicidade, temos o mundo do Marketing, afinal, sem estratégia, a criatividade dos publicitários pode não ser suficiente para bons resultados!

O QUE É PUBLICIDADE E MARKETING?

Quando sua empresa ou onde você trabalha quer comunicar um produto ou uma marca para o público – e você é um total desconhecido – uma das formas de o negócio aparecer é se apresentar por meio de uma estratégia de marketing que demandará, muito provavelmente, em criações de publicidade – hoje também muito chamada de Ads (adverstiment, em inglês) quando falamos na publicidade via redes sociais – Youtube Ads, Instagram Ads, Facebook Ads, etc. Em nossa nova classificação da Economia Criativa, denominaremos a partir deste artigo que as áreas de Publicidade e Marketing ficam na categoria Comunicação InstantâneaO que querem te dizer. Ou seja, é uma criação que quer comunicar ou dizer algo a você de imediato, uma mensagem pá-pum! Aliás, pode vir embalada de várias formas e formatos… mas a primeira intenção é sempre te dizer algo e você pescar o mais rápido possível. Portanto, se você trabalha em uma dessas duas áreas, pode dizer que você trabalha com “Comunicação Instantânea”, no linguajar IH!CRIEI para o mundo 😉

Vai acostumando, pois é muito interessante sabermos as origens da palavra para entender de fato o que é e quando usar – vamos procurar trazer esse universo na Filosofia em nossos artigos também. No caso, Publicidade deriva de público (do latim publicus) e designa a qualidade do que é público, como bem introduzido no livro “Economia Criativa, fonte de novos empregos”, (DVS Editora), de Victor Mirshawaka. Ou seja, o ato de tornar público um fato, uma ideia. E o Marketing? O conceito teria surgido a partir do latim mercatus, que era o nome do local destinado para a compra e venda de objetos. Já o Marketing como conhecemos vai além. O termo que nasceu no idioma inglês é para se referir as ações e estratégias voltadas para o competitivo mercado –aqui focaremos mais em Publicidade para, pois queremos expandir o artigo sobre Marketing e todas suas variantes no mundo atual. Ambas as áreas abrangem muitas áreas criativas, portanto, independente de suas outras formações ou trabalhos criativos, entender de Publicidade e Marketing é essencial. Portanto, anota aí na sua listinha de conhecimentos must have (tem que ter!).

Você deve estar se perguntando? “Pô, falou de Marketing e não falou, nem citou o Marketing Digital?”. Calma….temos que absorver as informações aos poucos… assistir aos vídeos propostos, analisar e digerir tudo que aprendeu hoje. Ok? Marketing Digital vai entrar em nosso artigo sobre Marketing e você, junto com a gente, vai começar a se tornar a cada dia mais um profissional fora de série!

E, se você quer uma imersão bem profunda mesmo sobre o mundo da Publicidade, tem uma série especial da Netflix só sobre essa área, a Mad Men. Quer mais? Então leia um artigo que escrevemos sobre o que aprendemos quando o assunto é criatividade na série! Go, go!

Esse artigo é o início desse mundo curioso e intenso. Teremos muito, muito conteúdo para falar aqui também! Mas ó, não leia só sobre Publicidade e Marketing….ainda que você siga esta carreira. Leia todas as outras áreas da Economia Criativa, assim você irá ampliar o seu conhecimento, repertório e entendimento de possibilidades de trabalho e pode ser mais uma gama de novos negócios que você poderá enxergar e aplicar no seu mercado. Então, devore os conteúdos de TODAS as áreas que você tiver um mínimo de interesse. Confia, valerá muito a pena!

É importante enfatizar que não somos especialistas em todas as categorias da indústria criativa, só em algumas como Comunicação Instantânea e StoryMídias. Porém, somos jovens pesquisadores da Economia Criativa e estamos, aos poucos, nos informando, conhecendo e vivenciando cada um dos universos criativos, para ampliar nossa visão de mundo e proporcionar a você uma imersão completa e maior entendimento do por quê esse universo da criatividade humana é tão fascinante, e como você, seja de qual área criativa for ou, caso não seja, trabalhe com os criativos, consiga ampliar sua visão de mundo para gerar inovação em sua atividade profissional e assim obter cada vez mais reconhecimento!

Você pode nos ajudar a construir um conteúdo qualificado e assertivo dando suas sugestões, trazendo seus incômodos e opiniões, seja nos comentários ou redes sociais. Nosso canal mais ativo no momento é o Instagram: @ihcriei. Segue lá!

Estamos atentos e em constante aprendizado! Nos vemos no próximo artigo! E não deixe de nos dizer como você se sentiu ao ler este conteúdo, a gente se importa com você…

>> Colaborou para este artigo, texto e design Camilla Zahn

Como você se sentiu depois de aprender com este conteúdo?
  • Quero+ (0%)
  • Chocado (14%)
  • Inspirado (14%)
  • Curioso (29%)
  • Surpreso (14%)
  • Feliz (14%)
  • desanimado (14%)
Redação iH!Criei

Sobre Redação iH!Criei

O Ih!Criei é dedicado a trazer conteúdos especializados sobre as áreas da Economia Criativa, como colocar a Criatividade na Prática e o como trabalhar o Desenvolvimento Humano Criativo e Inovador em uma linguagem multimídia acessível, informal e criativa. Nossa principal visão é de que a criatividade é um valor humano e, como todo valor que contribui para o bem de uma sociedade, deve ser cultivado, compartilhado e praticado. Antes de inovar, é preciso criar.

Este post foi publicado em Publicidade & Marketing em por .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *