Onde posso estudar
Publicidade e Marketing?

Conteúdos multimídia iH!Criei neste artigo

vídeo
foto
infográfico
áudio
pesquisa
Não temos revisores, portanto, se você encontrar algum erro, por favor nos ajude entrando em contato, e, se você quiser entender o por quê, leia nosso manifesto.

A área de publicidade é um terreno de leões, mas se você é destemido pode se dar muito bem! É preciso ser bem comunicativo pra poder vender a sua ideia para o cliente pensando na melhor forma de vender o produto dele, além de ser muito útil se souber ao menos o básico das ferramentas de edição de foto, nem que seja pra fazer uma colagem mega simples. Ter o que mostrar é vantajoso demais! Outra coisa é estar bem antenado ao mundo ao redor, as tendências e o que o consumidor daquele produto gostaria. Por exemplo, ninguém aguenta mais propaganda com mulheres estereotipadas, com pouca roupa andando por aí como se não tivessem mais o que fazer. Estamos numa época onde ouvir as minorias – e representá-las é muito importante, então estar atento ao seu redor vai ser muito muito importante!

A maneira de se chegar na carreira é fazer a faculdade de Publicidade e Propaganda que dura em média por volta de 4 anos na maioria das faculdades. Destacamos – lembrando, fonte de pesquisa e não da nossa experiência! – a ESPM de São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, a UnB em Brasília,  e a Unidade Federal de Goiânia, para citar algumas ao redor do país. Esse é um curso bem fácil de achar em vários lugares, depende se você consegue pagar por uma privada ou prefere tentar alguma pública. Vai do gosto do freguês. 

Você vai começar com um estágio enquanto estiver na faculdade em alguma agência. Existem no país agências grandes e pequenas, das mega organizadas até as mega bagunçadas. Saiba que aquela coisa de hora de bater o ponto não existe aqui – e na maioria das áreas criativas. As vezes o cliente cisma que precisa de X coisa pro dia seguinte, e é pro dia seguinte mesmo. As áreas são variadas, indo desde pesquisa de mercado onde você vai estudar como o consumidor lida com tal produto ou assunto, criação em design, audiovisual, música, e hoje em dia também com produção para a internet, não só com os Ads, mas voltado para trabalhar a identidade da marca (Branding).

Uma das dificuldades a serem enfrentadas no mercado é a organização. Muitas agências são criadas até dentro da faculdade, sabe com aquele grupo de amigos? Ai junta uns criativos, tudo lindo maravilhoso, começa a chegar cliente e quando vê você nem fez um contrato direito. Ponha o pé no chão e se organize pra não dar problema, seja você um freela ou contratado. Outra são os valores exorbitantes que os clientes dão pras agências, mas que costumam não chegar por exemplo no estagiário. A distribuição obviamente é diferente, mas precisa-se ter em mente o valor do seu trabalho para não acabar ganhando menos do que deveria. 

Arte da capa: Yukai Du

Como você se sentiu depois de aprender com este conteúdo?
  • Quero+ (0%)
  • Chocado (0%)
  • Inspirado (0%)
  • Curioso (0%)
  • Surpreso (0%)
  • Feliz (0%)
  • desanimado (0%)

Sobre Patricia Bernal

Sou fundadora e curadora do portal IH!CRIEI, apaixonada pela transformação que a criatividade humana pode impactar! Atualmente estudo o mercado criativo, transformação digital e tudo que envolve inovação em gestão e negócios criativos. Sou Jornalista, Fotógrafa, Filmmaker, Educadora e Palestrante, além de pesquisadora autônoma. Dentro de nossa classificação pra Economia Criativa, sou da área de Comunicação Instantânea, com especialização em conteúdo Multimídias e em StoryMídias, com especialização em Audiovisual. "Espero contribuir com um conteúdo que inspire e ajude as pessoas a fazer um melhor proveito da criatividade, gestão e autonomia de carreira e negócios nas áreas criativas e no mundo digital". Se quiser conhecer um pouco de meu olhar criativo, acesse www.patriciabernal.me

Este post foi publicado em Publicidade & Marketing e marcado com a tag , em por .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *