Áreas onde você pode
atuar em Publicidade e Marketing

Conteúdos multimídia iH!Criei neste artigo

vídeo
foto
infográfico
áudio
pesquisa
Não temos revisores, portanto, se você encontrar algum erro, por favor nos ajude entrando em contato, e, se você quiser entender o por quê, leia nosso manifesto.

Veja no infográfico abaixo as áreas onde você pode trabalhar com publicidade e marketing, com foco na comunicação.

QUAL É A MÉDIA DO SALÁRIO NOS ESTADOS BRASILEIROS?

Abaixo, a tabela de 2017 da FIRJAN, mostra um média salarial e a reorganizamos com design@ihcriei para facilitar o seu entendimento. Não há especificações das funções, então o que segue é uma média geral de dentro da área. Um dado muito subjetivo, mas que dá pra ter noção a nível de comparação entre os estados.

A média salarial no país fica em torno de R$6.653 (a média brasileira é de R$ 2.777,00), portanto, Publicidade e Marketing é uma das maiores de todas as áreas criativa. Note que os salários mais altos estão espalhados entre Distrito Federal (Norte), São Paulo e Rio de Janeiro (Sudeste), porém outros estados têm salário médio de mais de R$4.000. Para quem gosta do universo da Comunicação Instantânea com foco em PP&Marketing tem boas chances de ser muito bem remunerado! 😉

Na prática, a verba que vem para projetos publicitários são bem mais altas que aqueles que vem de outros segmentos, e um profissional freelancer ou microempreendedor da área criativa – e isso é realidade – só começa a ganhar dinheiro de fato quando entra na Publicidade. Outra forma de ganhar bem logo é trabalhar com nichos. Mas, isso dá um outro artigo. De imediato, é importante você saber que é na Publicidade onde estão os maiores budget de mercado – o dinheiro é maior. Por que? Bom estamos falando de empresas que estão investindo seu dinheiro para distribuir e divulgar um produto ou serviço para….gerar lucro! Logo, é um bom investimento! Como hoje estamos buscando diversidade, criatividade, interatividade e criação de ações que nos prendam atenção, esse mercado é um delicioso espaço para usar a criatividade em todos os níveis! E, para criativos empreendedores, é bom você se ligar nessa área, mesmo que não trabalhe diretamente com ela para que possa usar como estratégia em sua carreira ou negócios.

Um segmento que envolve Publicidade e Marketing e traz muito engajamento – além de ter um custo geralmente baixo e que pode gerar alto impacto – é o Marketing de Guerrilha, pouco difundido, usado ou valorizado pelas empresas no Brasil e pelos próprios publicitários e criadores. Quem foca nessa área, pode ter um grande diferencial ainda nos dias de hoje! A atividade por si só, exige muita criatividade e o resultado é de muito engajamento e a tão sonhada viralização – se der certo, é claro. Uma referência nesse assunto é o brasileiro Andre Rabanea, criador da Torke+cc e agora com novo projeto a BillytheGroup, uma aceleradora de empresas criativas, disruptivas e inovadoras, que estamos curiosos em saber mais… Aliás, avisamos desde já que esse criativo publicitário-empreendedor estará em nosso filme “Por que a Criatividade?”. Hey! Foco! Faltou falar o que é Marketing de Guerrilha… bom, vamos a um exemplo prático, depois, anota aí, mais um artigo exclusivo sobre isso será escrito para o portal.

“O Jantar da Vingança” para o Reclame Aqui é um belo case – dentro do Marketing de Guerrilha é muito comum essa ideia de câmeras de escondidas para registrar uma experiência real. Assista e veja como o vídeo real, o storytelling te prende e te surpreende com estratégica mensagem do que a marca quer te dizer (e neste caso, dizer algo aos campeões de reclamações!). Clique aqui para ver.

Arte da capa: Selin Tahtakılıç

Como você se sentiu depois de aprender com este conteúdo?
  • Quero+ (40%)
  • Chocado (40%)
  • Inspirado (0%)
  • Curioso (0%)
  • Surpreso (0%)
  • Feliz (20%)
  • desanimado (0%)

Sobre Patricia Bernal

Sou fundadora e curadora do portal IH!CRIEI, apaixonada pela transformação que a criatividade humana pode impactar! Atualmente estudo o mercado criativo, transformação digital e tudo que envolve inovação em gestão e negócios criativos. Sou Jornalista, Fotógrafa, Filmmaker, Educadora e Palestrante, além de pesquisadora autônoma. Dentro de nossa classificação pra Economia Criativa, sou da área de Comunicação Instantânea, com especialização em conteúdo Multimídias e em StoryMídias, com especialização em Audiovisual. "Espero contribuir com um conteúdo que inspire e ajude as pessoas a fazer um melhor proveito da criatividade, gestão e autonomia de carreira e negócios nas áreas criativas e no mundo digital". Se quiser conhecer um pouco de meu olhar criativo, acesse www.patriciabernal.me

Este post foi publicado em Publicidade & Marketing em por .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.