Pesquisa e Desenvolvimento e a
Economia Criativa

Conteúdos multimídia iH!Criei neste artigo

vídeo
foto
infográfico
áudio
pesquisa
Não temos revisores, portanto, se você encontrar algum erro, por favor nos ajude entrando em contato, e, se você quiser entender o por quê, leia nosso manifesto.

Você sabe o que significa a sigla P&D? Pra quem não conhece, ela responde por Pesquisa e Desenvolvimento, uma das áreas da Economia Criativa, envolta no grupo de Tecnologia. Quando pensamos em tecnologia na economia criativa, costumamos dividir o grupo em três partes: Pesquisa e desenvolvimento, Biotecnologia e TIC: Desenvolvimento de softwares, sistemas, consultoria em TI e robótica.

A área de Pesquisa e Desenvolvimento (ou P&D) é referente a todo tipo de pesquisa e trabalho voltado para o aumento e melhoria do conhecimento, incluindo humanidade, cultura e sociedade, e pensando nas aplicações socioeconômicas e culturais do conhecimento. Ou seja, todo o tipo de pesquisa que busca entender como funciona o comportamento humano, como desenvolver uma tecnologia x para melhorar um produto, o estudo da cultura de um lugar, etc.

Por que entra na área da Economia Criativa? Porque toda pesquisa é uma criação – no caso de uma informação – que gera valor, lucro, inovação – e é algo que não existe e que então passa a existir, uma CRIAÇÃO. Faz sentido?

A curiosidade costuma ser o primeiro passo para o início de uma pesquisa, aquele questionamento de como e por que o mundo ao nosso redor funciona do jeito que ele funciona. Pense bem: se ninguém questionar, querer melhorar algo, como vão surgir ideias? Como colocar a criatividade em prática sem ter essa chama da curiosidade e do questionamento? Claro, aí você fala: e a Filosofia, entra na Economia Criativa? Não. Isso porque o questionamento por si só não gera valor econômico. Para entrar na Economia Criativa a criação deve ser o valor monetário. Entendeu? Vamos aprofundar.

Portanto, é muito importante que todos – mesmo se você não é dessa área – tenhamos a consciência de como funcionam as pesquisas e desenvolvimentos no país, e assim ajudar, nem que seja naquele compartilhamento nas redes sociais, os projetos de pesquisa que dizem respeito a sua área de trabalho e interesse – pelo menos isso – ou outras importantes que possam contribuir na melhoria da humanidade e do ambiente ao nosso redor.

Aqui no IH!CRIEI vamos focar muito em carreira, negócios e desenvolvimento profissional dentro das indústrias criativas. Nosso intuito é ajudar na formação crítica, acesso à informação e práticas de como trabalhar nessas carreiras e evoluir criativamente em cada uma delas. Acredite, todos nós, juntos, só temos a ganhar com isso! Um incentivo o outro criativo e criando formas de todos executarem seus trabalhos com excelência e juntos! Vem pro nosso mundo, que é loucura e evolução! Para quê tudo isso? Contribuição, desenvolvimento e coisas que preenchem nossa alma.

É importante enfatizar que não somos especialistas em todas as categorias da indústria criativa, só em algumas como Comunicação Instantânea e StoryMídias. Porém, somos jovens pesquisadores da Economia Criativa e estamos, aos poucos, nos informando, conhecendo e vivenciando cada um dos universos criativos, para ampliar nossa visão de mundo e proporcionar a você uma imersão completa e maior entendimento do por quê esse universo da criatividade humana é tão fascinante, e como você, seja de qual área criativa for ou, caso não seja, trabalhe com os criativos, consiga ampliar sua visão de mundo para gerar inovação em sua atividade profissional e assim obter cada vez mais reconhecimento!

Você pode nos ajudar a construir um conteúdo qualificado e assertivo dando suas sugestões, trazendo seus incômodos e opiniões, seja nos comentários ou redes sociais. Nosso canal mais ativo no momento é o Instagram: @ihcriei. Segue lá!

Estamos atentos e em constante aprendizado! Nos vemos no próximo artigo! E não deixe de nos dizer como você se sentiu ao ler este conteúdo, a gente se importa com você…

>> Colaborou para este artigo, texto e design Camilla Zahn e Patricia Bernal

Arte da Capa: Dmitri Mòói

Como você se sentiu depois de aprender com este conteúdo?
  • Quero+ (14%)
  • Chocado (14%)
  • Inspirado (14%)
  • Curioso (43%)
  • Surpreso (14%)
  • Feliz (0%)
  • desanimado (0%)

Sobre Redação iH!Criei

O Ih!Criei é dedicado a trazer conteúdos especializados sobre as áreas da Economia Criativa, como colocar a Criatividade na Prática e o como trabalhar o Desenvolvimento Humano Criativo e Inovador em uma linguagem multimídia acessível, informal e criativa. Nossa principal visão é de que a criatividade é um valor humano e, como todo valor que contribui para o bem de uma sociedade, deve ser cultivado, compartilhado e praticado. Antes de inovar, é preciso criar.

Este post foi publicado em Pesquisas e marcado com a tag , , em por .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *