Onde posso trabalhar com música?

Conteúdos multimídia iH!Criei neste artigo

vídeo
foto
infográfico
áudio
pesquisa
Não temos revisores, portanto, se você encontrar algum erro, por favor nos ajude entrando em contato, e, se você quiser entender o por quê, leia nosso manifesto.

Para começar, vamos entender algumas das áreas que você pode trabalhar na área de MultiCulturas (Nova classificação IH!CRIEI para a Economia Criativa) com especialização em Música:

QUAL O PANORAMA INICIAL DO MERCADO?

Um dos maiores problemas da área é a competitividade e a dificuldade de ser visto. Temos muitos talentos e nem sempre tantas oportunidades de fazer sucesso. Então você precisa ter seu portfólio afiado e mostrar que você de destaca na multidão! Saber que talvez nunca possa chegar no nível de um popstar, e buscar o sucesso por meio dessa motivação poderá ser frustrante. Portanto, concentre-se em se tornar um músico habilidoso, autêntico e que faz o que ama. Vá aos poucos e busque aquelas habilidades técnicas que poderão ampliar a sua criatividade. E o mais importante: fazendo algo que você realmente ama – e aprender ganhar dinheiro com isso de forma sustentável – é o que acreditamos ser o caminho do sucesso profissional na área.

Como a concorrência nesta área é alta, uma vez que através da Internet, os músicos agora podem distribuir seu conteúdo de forma gratuita e sem grandes empecilhos. Um grande passo a ser considerado na história da Indústria da Música. Por isso, um talento bem administrado, uma empatia e conexão com seu público através das redes sociais e um bom desenvolvimento profissional, poderá te ajudar muito!

Recaptulando a ideia: O mercado da música é competitivo. OK. Mas, em contrapartida você pode iniciar usando as plataformas (Spotify, Deezer, Youtube, Vímeo, etc) para criar e expor não só a sua música como a forma como você apresenta ela. Existem sim as agências e empresários que têm seu know how para ajudar nas artimanhas de um bom marketing, mas isso é para os artistas que realmente possuem alguém de confiança e acesso. Antes, era o único jeito de ser visto, mas hoje, estamos na Era da Autonomia (iremos explicar em breve esse conceito IH!CRIEI), portanto, aproveite isso! Aprenda mais sobre carreira, negócios e possibilidades. Se você tem talento, faça networking e procure pessoas que acreditam em você e possam te ajudar também. O mundo está cada vez mais colaborativo! Há muita panelinha e competitividade? Claro! Mas a gente acredita que aqueles que se unirem de verdade e mudarem dessa mentalidade fechada, poderão ser mais felizes na profissão e sair na frente!

QUAL É O SALÁRIO MÉDIO NOS ESTADOS BRASILEIROS

Abaixo, a tabela de 2017 da FIRJAN, mostra um média salarial e a reorganizamos com design@ihcriei para facilitar o seu entendimento. Não há especificações das funções, então o que segue é uma média geral de dentro da área. Um dado muito subjetivo, mas que dá pra ter noção a nível de comparação entre os estados.

Note que alguns estados tem excelentes salários, sendo a média R$3.210, mas que variam de região para região do país como é o caso de Pernambuco, Bahia e Alagoas, (Nordeste), Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Sul), Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais (Sudeste), Tocantins, Distrito Federal e Goiás (Norte). Um dado curioso é que o Amapá, estado pouco “popular” no país é onde a remuneração na música é maior. Por que será? Vamos investigar!

Como você se sentiu depois de aprender com este conteúdo?
  • Quero+ (0%)
  • Chocado (0%)
  • Inspirado (0%)
  • Curioso (0%)
  • Surpreso (0%)
  • Feliz (0%)
  • desanimado (0%)
Patricia Bernal

Sobre Patricia Bernal

Sou fundadora e curadora do portal IH!CRIEI, apaixonada pela transformação que a criatividade humana pode impactar! Atualmente estudo o mercado criativo, transformação digital e tudo que envolve inovação em gestão e negócios criativos. Sou Jornalista, Fotógrafa, Filmmaker, Educadora e Palestrante, além de pesquisadora autônoma. Dentro de nossa classificação pra Economia Criativa, sou da área de Comunicação Instantânea, com especialização em conteúdo Multimídias e em StoryMídias, com especialização em Audiovisual. "Espero contribuir com um conteúdo que inspire e ajude as pessoas a fazer um melhor proveito da criatividade, gestão e autonomia de carreira e negócios nas áreas criativas e no mundo digital". Se quiser conhecer um pouco de meu olhar criativo, acesse www.patriciabernal.me

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *