[multimídias]
Como Começar a fazer Vídeos?

Conteúdos multimídia iH!Criei neste artigo

vídeo
foto
infográfico
áudio
pesquisa
Não temos revisores, portanto, se você encontrar algum erro, por favor nos ajude entrando em contato, e, se você quiser entender o por quê, leia nosso manifesto.

Um vídeo abrange todas as áreas: texto, áudio e imagem em movimento. E tem mais como veremos adiante. É também o formato mais trabalhoso em termos de produção técnica. Exige uma estrutura maior e melhor que outras áreas, se a sua intenção for produzir conteúdo em vídeo com qualidade – ou no mínimo dedicação. Se bem produzido – assim como qualquer outra mídia – gera alto impacto e costuma agradar a maioria das pessoas pelo seu formato dinâmico. Com sono ou focado, o vídeo prende sua atenção – desde que tenha relevância pra você e o atraia.

Para quem deseja começar a produzir conteúdo em vídeo, é importante se atentar para alguns conhecimentos necessários. Comunicação, Ambiente, Luz, Áudio, Captação e Roteiro que fazem parte da produção do conteúdo. Já para a pós-produção é necessário um computador, algum programa de software de edição e entender um pouco de quais são as redes sociais que irão distribuir o conteúdo, afinal, dá pra fazer vídeo em diversos formatos e esse conhecimento é essencial para decidir o COMO será produzido. São várias habilidades técnicas mas que, uma vez aprendida, você consegue ampliar seu menu de conteúdos, sendo este, essencial em algum grau, para sua jornada como empreendedor ou simplesmente ao desenvolver sua carreira na comunicação. Claro que não podemos deixar de citar o uso de celular para a produção audiovisual e de edição. É possível? Sim. É a melhor opção? Depende. A limitação técnica costuma ser bem maior, o que pode irritar ou pasteurizar muito sua produção de conteúdo. Use, experimente, mas não pare por aí, ok? Se você gosta dessa mídia, invista. Invista em cursos, equipamentos, muita prática, e criatividade.

Outro ponto importante é saber que existem várias formas de contar uma informação através de uma mídia audiovisual. Dentre elas: animação, ilustração estática, apresentação, voice over (quando tem imagem e uma voz narrando), vídeo com fotos e textos, ou fotos e vídeos, enfim, é um universo criativo de possibilidades. Vou dar mais um exemplo, como nesse outro projeto pessoal, chamado “Poesia Visual”, onde trabalhei com fotos + trilha + um storytelling.

Dentre as plataformas mais usadas para publicar seus vídeos de conteúdo comunicação instantânea temos: Youtube, Facebook, Linkedin, Instagram. Todos eles possuem formatos e propostas diferentes cada qual com sua estrutura de interação e comunicação. Vale a pena sentir quais formatos e redes você mais se identifica, assim como as de seu público.

Arte da capa: MUTI

Como você se sentiu depois de aprender com este conteúdo?
  • Quero+ (0%)
  • Chocado (0%)
  • Inspirado (0%)
  • Curioso (0%)
  • Surpreso (0%)
  • Feliz (0%)
  • desanimado (0%)
Patricia Bernal

Sobre Patricia Bernal

Sou fundadora e curadora do portal IH!CRIEI, apaixonada pela transformação que a criatividade humana pode impactar! Atualmente estudo o mercado criativo, transformação digital e tudo que envolve inovação em gestão e negócios criativos. Sou Jornalista, Fotógrafa, Filmmaker, Educadora e Palestrante, além de pesquisadora autônoma. Dentro de nossa classificação pra Economia Criativa, sou da área de Comunicação Instantânea, com especialização em conteúdo Multimídias e em StoryMídias, com especialização em Audiovisual. "Espero contribuir com um conteúdo que inspire e ajude as pessoas a fazer um melhor proveito da criatividade, gestão e autonomia de carreira e negócios nas áreas criativas e no mundo digital". Se quiser conhecer um pouco de meu olhar criativo, acesse www.patriciabernal.me

Este post foi publicado em Multimídias e marcado com a tag em por .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *