[multimídias]
Como começar a fazer
textos, blogs e outros?

Conteúdos multimídia iH!Criei neste artigo

vídeo
foto
infográfico
áudio
pesquisa
Não temos revisores, portanto, se você encontrar algum erro, por favor nos ajude entrando em contato, e, se você quiser entender o por quê, leia nosso manifesto.

Seguindo nossa série de “Como Começar”, vamos agora falar com quem AMA escrever. Este pode ser um start bem interessante, afinal, a escrita não exige tantas ferramentas técnicas de tecnologia como os podcasts e vídeos, e sim, muita criatividade e conhecimentos sobre um tema, além é claro, de saber montar uma estrutura de texto que seja atrativa e bem clara para que seu público compreenda a mensagem que deseja transmitir.

Um ponto importante: se você deseja ser a sua própria mídia e quer fazer algo diferente (como por exemplo, nós aqui do @ihcriei que queríamos construir uma identidade visual única e nossa e não um mero template), muito provavelmente você terá que se aliar ou contratar um programador, alguém da área de tecnologia para desenvolver seu blog ou portal (caso você esteja pensando em algo grande, como uma mídia, e algo fora do padrão). O fato é que vale a pena agregar esse profissional ao time. Outro que não dispensamos para a criação de um projeto forte é ter um designer que, com certeza, fará a diferença na apresentação de seu conteúdo e na fluidez dele junto ao seu público. O texto é o principal? Sim. Mas aonde ele será publicado também e como as pessoas vão navegar com ele também são tão importante quanto – essa é nossa visão como conteúdistas multimídia.

É a única saída? Claro que não, vamos com calma. Você pode, por exemplo, começar a exercitar o conteúdo e criação de textos em plataformas prontas como o Linkedin ou o Medium, que já possuem um público pronto pra você atingir. O importante é nesse primeiro momento você escolher aonde você irá trabalhar os textos, e fazer um planejamento de mídia a longo prazo – seja do seu negócio, seja da empresa em que trabalha. Isso faz toda diferença para um escritor/a! Existem inúmeras técnicas e orientações sobre um bom roteiro ou storytelling (ainda que para uma comunicação instantânea) que você deve estudar. Tem talento? Ótimo! Mas não pare de estudar, o lifelong learning é uma das principais mentalidades dos profissionais do futuro para quem deseja estar sempre atualizado e conectado com ferramentas novas de trabalho, assim como pensamentos e pontos de vista que estão aí para moldar ou entender o comportamento humano transmutável, como bem definiu o biólogo britânico Charles Darwin, ao explicar a “evolução”das espécies.

E lembre-se: assim como no mundo dos podcasts e rádio, e no audiovisual, o da escrita também pode ser aprendido e evoluído nas universidades, cursos livres e técnicos, assim como em inúmeros tutorias e cursos online, que te ensinam a aprimorar e desenvolver seus textos.

Para pesquisar e buscar exatamente o que você almeja, comece sempre com essa pergunta: o que eu preciso aprender PRIMEIRO para começar a fazer determinado conteúdo de mídia? Depois, AONDE vou divulgar esse conteúdo e o que eu preciso saber para alinhar minhas ideias, conhecimento e escrita na mídia que vou utilizar? O que eu tenho a dizer? Por que? E comece a desenvolver: o tema + ferramentas. O estilo nascerá conforme o seu treino e, também, a temperatura de entendimento e engajamento do seu leitor.

Gabriel Perissé gravou um vídeo bem interessante sobre o ato de escrever. Pra começar a organizar suas ideias, que tal assistir ao vídeo e depois escrever uma lista de 5 razões de porque você gosta de escrever e como a escrita pode te ajudar?

Arte da capa: MUTI

Como você se sentiu depois de aprender com este conteúdo?
  • Quero+ (0%)
  • Chocado (0%)
  • Inspirado (0%)
  • Curioso (0%)
  • Surpreso (0%)
  • Feliz (0%)
  • desanimado (0%)
Patricia Bernal

Sobre Patricia Bernal

Sou fundadora e curadora do portal IH!CRIEI, apaixonada pela transformação que a criatividade humana pode impactar! Atualmente estudo o mercado criativo, transformação digital e tudo que envolve inovação em gestão e negócios criativos. Sou Jornalista, Fotógrafa, Filmmaker, Educadora e Palestrante, além de pesquisadora autônoma. Dentro de nossa classificação pra Economia Criativa, sou da área de Comunicação Instantânea, com especialização em conteúdo Multimídias e em StoryMídias, com especialização em Audiovisual. "Espero contribuir com um conteúdo que inspire e ajude as pessoas a fazer um melhor proveito da criatividade, gestão e autonomia de carreira e negócios nas áreas criativas e no mundo digital". Se quiser conhecer um pouco de meu olhar criativo, acesse www.patriciabernal.me

Este post foi publicado em Multimídias e marcado com a tag em por .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *