Áreas para trabalhar com
Livros e Editoriais

Conteúdos multimídia iH!Criei neste artigo

vídeo
foto
infográfico
áudio
pesquisa
Não temos revisores, portanto, se você encontrar algum erro, por favor nos ajude entrando em contato, e, se você quiser entender o por quê, leia nosso manifesto.

Escrever um livro é o sonho de muita gente, mas a área de editorial não é feita só da criação de uma boa estória, como já falamos antes. Temos várias profissões dentro do mundo dos livros, como editores e revisores, tradutores e designs gráficos (especializados nessa área) e que cuidam da diagramação à criação de capas e livreiros – embora o mercado de livros ainda seja relevante, os profissionais dessa especialidade tiveram que ampliar o seu menu e agora estão trabalhando muito para produção de e-books, por exemplo. Confira abaixo um infográfico com todas as atividades que envolvem a criação e produção de um livro, afinal, seja você um escritor/a ou um amante de livros, é sempre bom conhecer todas as portas de trabalho desse mundo do StoryMídias, nova classificação IH!CRIEI para a Economia Criativa.

4. COMO É A PROFISSÃO DE EDITOR DE LIVRO?

E aí, animou né? Olha só quantas possibilidades! Bom, se você não quer ainda se jogar a tentar um trabalho em uma editora, uma outra área boa é seguir pela Internet. Tem um assunto que gosta muito? Escreva sobre! Crie um blog, comece a compartilhar o que sabe, sua visão. Quem sabe, lá para frente você não tem material suficiente para escrever um livro. Aliás, isso é muito comum hoje em dia. Criar um blog, uma rede social, mostrar conhecimento em uma área e, depois de uma boa audiência, escrever um livro. Por que não? Temos que aproveitar os vários caminhos de hoje para expor nosso conhecimento e nossas criações, certo? Afinal, somos criativos-criadores! Outra opção também é fazer um blog com resenhas de livros, vídeos e até apresentar novos materiais editoriais para o público e, quem sabe, você se torna um importante canal ou um editor de livros independentes? São muitas possibilidades, acredite! E esse, poderá ser um caminho interessante para você mostrar que domina o tema x,y,z ou que tem visão e conhecimento editorial. Pense nisso!

O importante aqui é manter os dedinhos ativos sempre e ler muito, pra aumentar o seu vocabulário e sua experiência com o assunto. 😉

QUAL É O SALÁRIO MÉDIO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA EM CADA ESTADO?

Abaixo, a tabela de 2017 da FIRJAN, mostra um média salarial e a reorganizamos com design @ihcriei para facilitar o seu entendimento. Não há especificações das funções, então o que segue é uma média geral de dentro da área. Um dado muito subjetivo, mas que dá pra ter noção a nível de comparação entre os estados.

É muito importante para quem está começando, entender um pouco de tudo sobre o mercado que vai entrar. Como é a profissão, as áreas possíveis, o mercado, os salários e as possibilidades. Tudinho! E, nosso intuito com o @ihcriei é fazer essa curadoria – afinal tem muita informação e nem sempre tudo chega a todos, além de também ajudar em todos os processos possíveis para que os profissionais da área criativa se sintam confiantes e organizados, assim como os profissionais que trabalham na indústria tradicional e tem relação direta ou indireta com os criativos possam compreender melhor tudo que gira em torno dessa Economia Criativa para que, ambos os mundos, tenham o melhor proveito possível em suas criações.

Arte da capa: Scott Balmer

Como você se sentiu depois de aprender com este conteúdo?
  • Quero+ (0%)
  • Chocado (0%)
  • Inspirado (0%)
  • Curioso (50%)
  • Surpreso (0%)
  • Feliz (0%)
  • desanimado (50%)

Sobre Patricia Bernal

Sou fundadora e curadora do portal IH!CRIEI, apaixonada pela transformação que a criatividade humana pode impactar! Atualmente estudo o mercado criativo, transformação digital e tudo que envolve inovação em gestão e negócios criativos. Sou Jornalista, Fotógrafa, Filmmaker, Educadora e Palestrante, além de pesquisadora autônoma. Dentro de nossa classificação pra Economia Criativa, sou da área de Comunicação Instantânea, com especialização em conteúdo Multimídias e em StoryMídias, com especialização em Audiovisual. "Espero contribuir com um conteúdo que inspire e ajude as pessoas a fazer um melhor proveito da criatividade, gestão e autonomia de carreira e negócios nas áreas criativas e no mundo digital". Se quiser conhecer um pouco de meu olhar criativo, acesse www.patriciabernal.me

Este post foi publicado em Livros e marcado com a tag , em por .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *