Áreas para trabalhar com
Design Gráfico

Conteúdos multimídia iH!Criei neste artigo

vídeo
foto
infográfico
áudio
pesquisa
Não temos revisores, portanto, se você encontrar algum erro, por favor nos ajude entrando em contato, e, se você quiser entender o por quê, leia nosso manifesto.

Hoje em dia ser designer pode significar uma enorme variedade de coisas, e se você tem interesse por essa área, vamos aprender um pouco mais sobre onde você pode trabalhar com isso?

Você pode seguir por três principais caminhos: trabalhar como designer para alguma empresa, viver com freelancer (se você souber fazer um bom marketing pessoal, visual e muito networking) e, claro, se você desejar criar sua própria agência/empresa especializada em desenvolvimento de marcas. Lembrando que dificilmente a agência fará só isso, logo os clientes irão solicitar pacotes como o de social media.

Se você percorrer pelo Instagram, por exemplo, vai encontrar uma variedade absurda de perfis profissionais e amadores que fazem design e estão aí, trabalhando ou se expressando de alguma forma. Agora vale lembra que o contéudo (ou seja, a mensagem) daquele design também é muito importante – então não só o visual, mas o que aquela desenho tem a nos contar, isso é uma das coisas que arremata audiência. Uma exemplo que gostamos mundo é o @branding.lab, da cearense Ellen, no qual nossa equipe teve o prazer de conhecer durante um evento da Adobe Brasil.

O fato é que no mundo digital, as imagens nunca foram tão fortes como comunicação e conexão entre pessoas. Nós mesmos, do IH!CRIEI somos apaixonados por design e todo o portal, assim como nossos conteúdos visuais e estruturais são pensados com a preocupação de nosso design de comunicar e trazer a sensação de fluidez da informação – por isso nos consideramos Designers de Conteúdos – vamos explorar mais sobre essa função em outro artigo. Ok?

E O MERCADO BRASILEIRO DE DESIGNERS, VAI BEM?

De acordo com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), entre 2015 e 2017 houve uma diminuição no número de contratações e salários na área de design, embora o design gráfico esteja em ascensão por conta da demanda do aumento de novos empreendedores entrando no mercado. O problema é que a área é muito competitiva, e com a facilidade cada vez maior de acesso a ferramentas tecnológicas para o público comum, existem muito mais pessoas pra “vagas” de empregos, e por isso, muitos designers optam por virarem freelancer caso não consigam nada na área. Outro grande problema é aquele famoso – chato – do “ah mas meu primo consegue fazer isso ai mais barato”, ou em termos mais formais, a desvalorização do trabalho do profissional e, que nessa área, ocorre muito! Para combater isso, a ideia é tentar estudar muito, treinar sempre e ter seu portfólio constantemente atualizado, nem que seja com algumas coisas que você criou pra mostrar suas habilidades e desenvolvimento. Ir para além do visual, e mostrar que você domina os conceitos, intenções e mensagens por trás do que você cria visualmente.

Arte da capa: Yukai Du

Como você se sentiu depois de aprender com este conteúdo?
  • Quero+ (0%)
  • Chocado (0%)
  • Inspirado (0%)
  • Curioso (0%)
  • Surpreso (0%)
  • Feliz (0%)
  • desanimado (0%)
Patricia Bernal

Sobre Patricia Bernal

Sou fundadora e curadora do portal IH!CRIEI, apaixonada pela transformação que a criatividade humana pode impactar! Atualmente estudo o mercado criativo, transformação digital e tudo que envolve inovação em gestão e negócios criativos. Sou Jornalista, Fotógrafa, Filmmaker, Educadora e Palestrante, além de pesquisadora autônoma. Dentro de nossa classificação pra Economia Criativa, sou da área de Comunicação Instantânea, com especialização em conteúdo Multimídias e em StoryMídias, com especialização em Audiovisual. "Espero contribuir com um conteúdo que inspire e ajude as pessoas a fazer um melhor proveito da criatividade, gestão e autonomia de carreira e negócios nas áreas criativas e no mundo digital". Se quiser conhecer um pouco de meu olhar criativo, acesse www.patriciabernal.me

Este post foi publicado em Design Gráfico e marcado com a tag em por .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *