Multimídias
e a Economia Criativa

Conteúdos multimídia iH!Criei neste artigo

vídeo
foto
infográfico
áudio
pesquisa
Não temos revisores, portanto, se você encontrar algum erro, por favor nos ajude entrando em contato, e, se você quiser entender o por quê, leia nosso manifesto.

Para que ama formatos variados de criação de conteúdo, como podcasts, vídeos, textos, posts em redes sociais, lives, e todo esse universo da Comunicação Instantânea – ou seja, aquela informa o público de forma instantânea – já fica o convite para sempre visitar essa seção nosso portal.

Quando me formei em Jornalismo (2009), me mostraram as variadas mídias que possibilitariam uma criação vasta de conteúdo – e até então o foco era trabalhar em alguma grande mídia, o que consegui no terceiro ano da faculdade. O único problema é que diziam que eu teria que escolher apenas um formato …. e eu, como criativa, não queria escolher…queria aquele que fosse o melhor e mais adequado pra determinado tema ou reportagem. Nunca me identifiquei em trabalhar por muito tempo em empresas que me davam apenas a opção de ser jornalista de “uma mídia só”. Chato. Por isso, fui atrás de empreender, me libertar e, assim, nasceu o portal IH!CRIEI, desse incômodo e a minha necessidade da liberdade de criar conteúdo no formato que eu desejasse, na linguagem que fizesse mais sentido, no visual que, ao meu ver, se aproximava mais com o que eu gostaria de comunicar. E aqui estamos, prontinho pra ser uma mídia multimídia liberta!

>> Lembrando que o foco do nosso portal é em carreira, negócios e empreendedorismo, portanto, esses pontos que sempre nortearão nossos artigos, principalmente na categoria Economia Criativa, a que você está. Nas demais, Eu Criativo e Criatividade na Prática, traremos ideias, insights, técnicas, inspirações, futuro, tudo sempre com um olhar crítico e empreendedor, natural de nossa equipe e estilo de ver e viver a vida. 

Mas, antes de você sair criando conteúdo loucamente, sugiro assistir a esse vídeo que produzi exatamente para produtores ou aspirantes a produção de conteúdo, em uma crítica ao excesso de “produtores de conteúdos” sem prazer, noção ou fazendo por obrigação. Assista e depois vamos falar um pouco de cada tipo de mídia, ok?

E aí fez sentido para você? Se identificou com algum ponto? Coloque nos comentários, queremos te ouvir!

DICAS GERAIS SOBRE UM PROFISSIONAL DE CONTEÚDO MULTIMÍDIA NA PRÁTICA

Um conteudista multimídia é o novo jornalista. Ele é curioso, investigativo, tem senso crítico e procura a informação com profundidade para que possa passar de forma mais leve, objetiva e clara para seu público. Porém, agora ele é multimídia. Ganhou possibilidades infinitas de explorar as vezes um tópico de um vasto tema. Na prática, é preciso ter PAIXÃO pelo conhecimento e dominar as ferramentas de distribuição.

No começo é muito importante praticar todas as habilidades técnicas e de comunicação para escolher as que vai aprofundar ou quais irá começar. Quando mais variedade e boa entrega de conteúdo você criar, mais oportunidades poderão surgir em sua carreira.

Se você tem veia empreendedora, deverá também ampliar seu conhecimento indo além da arte de criar conteúdos. É importante se dedicar a negócios e gestão. Profissionais que dominarem a área multimídia, serão peça-chave em qualquer negócio, projeto ou ação. O leque de serviços e produtos nesta área é grande também. Durante 12 anos, ser multimídia, e, dentro do Audiovisual, ser generalista, como domínio em Direção De Fotografia e Pós-Produção, me possibilitou liberdade, autonomia e muita, mas muita criatividade. E é por isso que convido vocês, que desejam ingressar nesse universo multimídia, a se conectar conosco, e começar a produzir conteúdo com consciência, no slow (lei nosso manifesto slow media aqui), e na profundidade de aprendizado que você precisa para se preencher de conhecimento….e então, você se sentirá inspirado/a a criar conteúdos instantâneos e muito relevante para as pessoas. Tem que ser prazeroso…se não…pra quê?

Essas são só algumas dicas iniciais sobre o mundo multimídia! Outra coisa legal? Em breve o Ih!Criei vai ter seus próprios podcasts, o IH!CAST pra vocês sobre o mundo dos criativos e a Economia Criativa e da Criatividade Humana, além do formato em ÁUDIO de todo nossos artigos. Estamos em frase de estruturação e produção, aguarde! Canal do Youtube, ainda está no início, mas você já pode se inscrever clicando aqui.

É importante enfatizar que não somos especialistas em todas as categorias da indústria criativa, só em algumas como Comunicação Instantânea e StoryMídias. Porém, somos jovens pesquisadores da Economia Criativa e estamos, aos poucos, nos informando, conhecendo e vivenciando cada um dos universos criativos, para ampliar nossa visão de mundo e proporcionar a você uma imersão completa e maior entendimento do por quê esse universo da criatividade humana é tão fascinante, e como você, seja de qual área criativa for ou, caso não seja, trabalhe com os criativos, consiga ampliar sua visão de mundo para gerar inovação em sua atividade profissional e assim obter cada vez mais reconhecimento!

Você pode nos ajudar a construir um conteúdo qualificado e assertivo dando suas sugestões, trazendo seus incômodos e opiniões, seja nos comentários ou redes sociais. Nosso canal mais ativo no momento é o Instagram: @ihcriei. Segue lá!

Estamos atentos e em constante aprendizado! Nos vemos no próximo artigo! E não deixe de nos dizer como você se sentiu ao ler este conteúdo, a gente se importa com você…

Arte da capa: MUTI

Como você se sentiu depois de aprender com este conteúdo?
  • Quero+ (14%)
  • Chocado (14%)
  • Inspirado (14%)
  • Curioso (14%)
  • Surpreso (14%)
  • Feliz (14%)
  • desanimado (14%)

Sobre Patricia Bernal

Sou fundadora e curadora do portal IH!CRIEI, apaixonada pela transformação que a criatividade humana pode impactar! Atualmente estudo o mercado criativo, transformação digital e tudo que envolve inovação em gestão e negócios criativos. Sou Jornalista, Fotógrafa, Filmmaker, Educadora e Palestrante, além de pesquisadora autônoma. Dentro de nossa classificação pra Economia Criativa, sou da área de Comunicação Instantânea, com especialização em conteúdo Multimídias e em StoryMídias, com especialização em Audiovisual. "Espero contribuir com um conteúdo que inspire e ajude as pessoas a fazer um melhor proveito da criatividade, gestão e autonomia de carreira e negócios nas áreas criativas e no mundo digital". Se quiser conhecer um pouco de meu olhar criativo, acesse www.patriciabernal.me

Este post foi publicado em Economia Criativa, Multimídias em por .