Qual a importância das artes visuais
para a cultura e forma de expressão?

Conteúdos multimídia iH!Criei neste artigo

vídeo
foto
infográfico
áudio
pesquisa
Não temos revisores, portanto, se você encontrar algum erro, por favor nos ajude entrando em contato, e, se você quiser entender o por quê, leia nosso manifesto.

Que tal fazermos uma pausa pra café e refletir aqui um momento sobre artes?

Vamos pensar. Se formos falar de grafite, podemos dizer que cada artista poderá expressar-se e se comunicar com o mundo através dessa arte, e, quando ela tem carácter de protesto ou reflexão, como é o estilo do artista plástico Bansky, que citamos nesse artigo, muito impactante. Quando você vê uma pintura dele, o que SENTE? Raiva? Indignação? Pena? Dor?

Pois é, é isso que ele quer que você sinta e isso é comunicação visual, por isso são artes visuais, pois elas te dizem algo apenas com imagens. Óbvio, mas nem tanto, né? E o interessante é que quando você vê uma arte dessa no meio da rua, você é impactado de imediato.

Talvez você pare, talvez você ande e não pare de pensar no que acabou de ver….e a mensagem que aquela arte quis trazer é uma reflexão, uma forma de expressão individual. E o que importa? Oras! Isso conecta! É mensagem de pessoa pra pessoa. Não há intenção de vender nada. De entreter, nenhum pouco. É a mensagem de uma pessoa que sente como você, e diz muito sem falar nada. Isso é arte visual. Isso é o impacto da Pintura, um retrato da realidade vista pelo olhar de alguém.

Com a Fotografia acontece o mesmo, só que a ferramenta é diferente. Enquanto os pintores usam tinta, os fotógrafos usam as câmeras e arquivos digitais – ou, como era no passado, os filmes. Ambos tem a mesma intenção quando retratam uma imagem que querem mostrar ou dizer algo. Portanto, seja uma ou outra arte, você pode usar esse meio pra se comunicar com o mundo. E, se você tiver talento, ainda fazer disso sua fonte de renda e profissão. Interessante, não?

Esse artigo é o início desse mundo belo e impactante. Teremos muito, muito conteúdo para falar aqui também! Mas ó, não leia só sobre Artes Visuais…ainda que você siga esta carreira. Leia todas as outras áreas da Economia Criativa, assim você irá ampliar o seu conhecimento, repertório e entendimento de possibilidades de trabalho e pode ser mais uma gama de novos negócios que você poderá enxergar e aplicar no seu mercado. Então, devore os conteúdos de TODAS as áreas que você tiver um mínimo de interesse. Confia, valerá muito a pena!

Se você quiser saber mais detalhes sobre as outras áreas, acompanhe esta seção, atualizaremos conforme formos desenvolvendo os artigos. E se quiser falar com a gente ou sugerir algo que esteja curioso sobre o mundo das Artes Visuais não hesite em nos mandar e-mail. Ok?

Agora, pausa para a arte. Quero que descanse a mente, depois de tantas informações e veja como a artista plástica Illana Yahav conta suas histórias (se inspire e sinta!). Damos a dica: ela manipula areia numa mesa iluminada por baixo e cria histórias incríveis de se ver! Essa do cão e o homem é linda! Curta, foque, deixe rolar a sua imaginação junto com essa artista! E, se tiver filhos, chama-os pra assistir, eles vão adorar o au au e vibrar com a amizade entre o homem e seu amigo fiel. Clique aqui para ver!

Arte da capa: Priya Mistry

Como você se sentiu depois de aprender com este conteúdo?
  • Quero+ (0%)
  • Chocado (0%)
  • Inspirado (38%)
  • Curioso (13%)
  • Surpreso (0%)
  • Feliz (38%)
  • desanimado (13%)

Sobre Patricia Bernal

Sou fundadora e curadora do portal IH!CRIEI, apaixonada pela transformação que a criatividade humana pode impactar! Atualmente estudo o mercado criativo, transformação digital e tudo que envolve inovação em gestão e negócios criativos. Sou Jornalista, Fotógrafa, Filmmaker, Educadora e Palestrante, além de pesquisadora autônoma. Dentro de nossa classificação pra Economia Criativa, sou da área de Comunicação Instantânea, com especialização em conteúdo Multimídias e em StoryMídias, com especialização em Audiovisual. "Espero contribuir com um conteúdo que inspire e ajude as pessoas a fazer um melhor proveito da criatividade, gestão e autonomia de carreira e negócios nas áreas criativas e no mundo digital". Se quiser conhecer um pouco de meu olhar criativo, acesse www.patriciabernal.me

Este post foi publicado em Artes Visuais e marcado com a tag , em por .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *