Onde estudar Artes Cênicas?

Conteúdos multimídia iH!Criei neste artigo

vídeo
foto
infográfico
áudio
pesquisa
Não temos revisores, portanto, se você encontrar algum erro, por favor nos ajude entrando em contato, e, se você quiser entender o por quê, leia nosso manifesto.

Há inúmeros cursos livres de atuação espalhados no Brasil, faculdades, escolas que preparam uma pessoa para atuar, assim como muitos outros relacionados a todas as outras atividades que você pode trabalhar no universo cênico.

Já se você deseja trabalhar em qualquer uma das áreas do famoso backstage, cenografia, iluminação, direção, produção, é bem interessante que você faça um curso técnico. Não precisa ser uma faculdade, mas é muito trabalho duro e estudo – e muita, mas muita prática.

De faculdades, citamos – baseado somente em nossas pesquisas e não possui nenhum carácter de indicação – a Anhembi Morumbi, com o curso de Teatro, em São Paulo, a Unesp, com curso em Artes Cênicas e Teatro, a UFG em Goiânia, com curso de Direção de Arte, Estética e Teoria do Teatr , na Unirio, no Rio de Janeiro, e a FAP – Faculdade de Artes do Paraná em Curitiba, com curso de Dança.

Agora se você está procurando se formar como ator ou atriz, estudar – desde cursos livres nos Sesc da vida ou numa escola formal como a Wolf Maia – é muito bom, mas a chave é praticar. Mas não praticar por praticar. Porque o que notamos é muita gente fazendo muita coisa e não melhorando, ou porque não estuda com profundidade – ou seja, busca formas de se aprimorar, investindo dinheiro e tempo nisso, -ou porque não está em grupos com orientação e estrutura adequada, desde a profissão em si, até a imersão no mercado – e esse é um problema que atinge todas as áreas criativas, uma formação mais adequada ao mercado de trabalho. Mas isso, é tema pra outro artigo. Uma dica? Experiências diversificadas e muita prática. Comece a entrar em grupos que estão em atividade ou conhecer bons profissionais (frequentando seus espaços de encontro) que possam oferecer oportunidades a você. Ou, se você tem dificuldade de fazer networking, é interessante entrar em uma companhia de teatro e talvez uma agência de atores.

Da mesma forma que em cinema, nem todos viram grandes diretores de Hollywood, nem todo mundo vai produzir – ou atuar – na Broadway ou do Cirque du Soleil – que aliás, são locais muito exigentes em perfomance – reduzindo muitas vezes a carreira do profissional, por conta do desgaste físico. Por isso é importante você ter em mente suas ambições e todo o seu planejamento de carreira – sua jornada de onde você está, aonde você quer chegar.

E você que é criativo, dessa área ou de outras, procure sempre incentivar produções locais e independentes, porque pouco a pouco isso ajuda a melhorar o nosso mercado.

Em muitos países, inclusive no Brasil, existem coletivos e espaços onde você pode praticar através de uma atividade real, como por exemplo, produções de curta-metragem experimental, sempre precisam de atores/atrizes. Essa é uma parte de nossa experiência dentro da categoria StoryMídias – Cinema (uma das quais somos especialista)

E no mundo da dança, ópera, balé e circo? Nos ajudemir a descobrir!

Como você se sentiu depois de aprender com este conteúdo?
  • Quero+ (0%)
  • Chocado (0%)
  • Inspirado (0%)
  • Curioso (0%)
  • Surpreso (0%)
  • Feliz (0%)
  • desanimado (0%)
Patricia Bernal

Sobre Patricia Bernal

Sou fundadora e curadora do portal IH!CRIEI, apaixonada pela transformação que a criatividade humana pode impactar! Atualmente estudo o mercado criativo, transformação digital e tudo que envolve inovação em gestão e negócios criativos. Sou Jornalista, Fotógrafa, Filmmaker, Educadora e Palestrante, além de pesquisadora autônoma. Dentro de nossa classificação pra Economia Criativa, sou da área de Comunicação Instantânea, com especialização em conteúdo Multimídias e em StoryMídias, com especialização em Audiovisual. "Espero contribuir com um conteúdo que inspire e ajude as pessoas a fazer um melhor proveito da criatividade, gestão e autonomia de carreira e negócios nas áreas criativas e no mundo digital". Se quiser conhecer um pouco de meu olhar criativo, acesse www.patriciabernal.me

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *